O objetivo do projeto é de passar a sensação de arte e música na arquitetura, transformar um ritmo em formas arquitetônicas através de volumes, cores, movimentos entre os blocos e expressão na implantação, buscando assim, perfeição de um ritmo que encanta o mundo, o Samba.
Para dar forma e expressão para o projeto, busquei algumas fontes ligadas a arte e arquitetura moderna, que são temas que me fascinam e que atingem o objetivo do projeto. Artistas e Arquitetos como Oscar Niemeyer, Brasil Arquitetura - Marcelo Ferraz, Lina Bo Bardi, Renzo Piano e Athos Bulcão.
A expressão artística está apresentada no projeto em módulos, cores afro - representam o ritmo e painéis, além do movimento que o projeto proporciona em forma de blocos soltos, volumes e entre outros.
O partido do projeto desenvolve-se a partir de uma espaço de apresentação livre, onde o programa da Vila do Samba é criado em torno desse espaço. A distribuição do programa está divididos em níveis, separando assim, os determinados usos.
O projeto está divido em 3 principais níveis, primeiro nível - acesso pela Rua Humberto I e Rodrigues Alves, no mesmo foi implantado a área de ensino da Vila do Samba, como salas de danças e salas para aulas teóricas (mezanino), além da torre de ensino, foi inserido no programa para este nível um restaurante temático, com espaços determinados para rodas de samba, pequenas apresentação e comida típica. No segundo nível está destinado para ambientes como auditórios, estúdios de gravação, biblioteca e lojinha voltado para o tema. O terceiro Nível com acesso somente pela Rua Rodrigues Alves, foi implantado A Casa de Show, espaço destinado para apresentações de bandas, espaço para realizações de baladas, sempre focando o tema do Samba.

A Casa de Show, foi implantada na esquina principal do terreno, houve um tratamento especial da fachada destacando o projeto. Uso de um bloco solto (volume), iluminação com led e o uso do gabião na fachada.
A caixa está apoiada em paredes estruturais, eliminando assim qualquer uso de pilares aparentes, proporcionando uma sensação de um volume solto. O uso do gabião na fachada além da estética, foi aplicado por um lado também funcional, o mesmo permite uma circulação de ar constate dentro da Casa de Show.



Nenhum comentário:
Postar um comentário